O papel do Brasil como fornecedor global de milho
Crescimento e sustentabilidade são palavras que representam o Brasil quando o assunto é o milho e o cenário segue extremamente favorável ao nosso país, com ótimas perspectivas para o futuro. Confira abaixo qual deve ser o papel do Brasil como fornecedor global de milho cereal e algumas projeções que animam produtores e todo o ecossistema do mercado.
Brasil se consolida como segundo maior exportador de milho do mundo
218,5% de crescimento. Essa foi a porcentagem de crescimento das exportações brasileiras entre 2010 e 2020. Convertendo para toneladas, chegamos a mais de 23 milhões em exportação. Como falamos em outro artigo aqui do blog, o Brasil é gigante em exportação de milho!
As projeções da Embrapa são otimistas, com o Brasil superando os EUA e se tornando o maior exportador de grãos do mundo, nos próximos 5 anos.
O milho brasileiro abastece diversos países no mundo. Veja quais
O Brasil produz 10% de todo o milho do mundo e segue se consolidando como um fornecedor global de milho. Se as exportações brasileiras estão em alta, muito se deve a alguns países que são abastecidos com o nosso milho para os mais diversos usos, sendo os mais comuns:
- Alimentação
- Bebidas
- Cosméticos
- Combustível
- Ração animal
- Sementes
Confira abaixo quais são os principais destinos do milho brasileiro quando exportado:
Passado, presente e futuro, e uma coisa em comum: o crescimento do Brasil como fornecedor mundial de milho
“Fez a cama, agora deita”. O ditado popular que já ouvimos muitas vezes dos nossos pais e avós se aplica perfeitamente ao Brasil quando o assunto é a produção e exportação do milho.
Na última década, a produção de milho cresceu consideravelmente, chegando ao expressivo número de 23 milhões de toneladas. Entre 2009/2010 e 2019/2020, o Brasil aumentou em 206% o volume exportado de milho.
Atualmente, o milho é o segundo grão mais produzido no Brasil e tem ótimas projeções para a próxima década: conforme dados do Ministério da Agricultura, a produção deve apresentar um crescimento de 21% até a safra 2029/2030.
Brasil é o terceiro maior produtor de milho do mundo
Os números da produção de milho brasileira realmente são impressionantes e colocaram o Brasil no pódio de maiores produtores mundiais. Os Estados Unidos ocupam a primeira posição, seguidos pela China na segunda. Já a produção brasileira ocupa a terceira posição.
Seria otimismo imaginar o Brasil como maior produtor mundial de milho nas próximas décadas? Confira mais informações sobre a cadeia do milho aqui no Somos Milhões e siga a Nidera no Instagram.